ALMEIRIM

Distância em barco de um município: -- km de Itambé
Representante: -

A pedra fundamental do município foi lançada por frades franciscanos que fundaram, em torno do ano de 1620, juntamente com os índios tupinambás, a Aldeia do Paru. O Capitão-General da Capitania do Grã-Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, decretou a elevação do povoado à categoria de Vila em 1758 com o nome de Almeirim, copiado de uma análoga aldeia em Portugal. Sua população estimada é de 34 mil habitantes. Possui uma área enorme de 72.954,798 km², que no extremo norte faz limite com o distrito de Sipaliwini (jurisdição de Tapahony), no Suriname. Almeirim possui a maior produção de leite de búfala no estado do Pará, superior àquela dos centros maiores da Ilha de Marajó. Os setores de maior destaque na economia são o de extrativismo e processamento vegetal, principalmente de celulose, e a mineração de caulim e bauxita. No municipio não tem muitos carros porque não tem estrada até Alenquer/Santarém e a estrada até Macapá é muito ruim. Porém tem muitas motocicletas: é costume que inteiras famílias de 4 ou 5 componentes viajem sentados em uma moto só. E ninguém usa capacete. No rio Paru não tem eletricidade distribuída. Todas as aldeias tem gerador, normalmente do pôr do sol às 22.00 horas.

Chegamos a Almeirim ao pôr do sol. Dinho desapareceu à procura do Ney. Escureceu. Daniel roncou muito aquela noite. Chloé e eu dormimos pouco. (quarta 3/8) Fomos para o cais do Meio a Meio (supermercado) às 07h30 e carregamos as cestas básicas que pareciam ter sido bem aprontadas. Recebemos João, presidente de Bela Vista, o indígena que na última viagem ao Paru tinha caçado um jacaré e nos oferecera sua carne. Fomos entrevistar sua mãe, dona Benedita, 87 anos, caminhando ao longo de uma longa passarela de cimento muito interessante, na periferia oeste de Almeirim. Iniciamos assim as nossas entrevistas gravadas, fotografadas e filmadas a pessoas idosas das comunidades amazônicas. Voltamos, almoçamos e fomos abastecer. Depois amarramos a lancha atrás do Gaia, embarcamos João com a mulher, e partimos. Chegamos às 16h00 (duas horas de navegação) à Bela Vista, primeira comunidade do rio Paru. Era o dia 3 de agosto de 2022. Começava a aventura do Projeto Fitzcarraldo 2022.

Moradores

Existem músicos?

Possui escola na comunidade

Economia da comunidade

Distância de municipio mais próximo