SANTA ROSA

Distância em barco de um município: 8 horas de barco de Almeirim
Representante: José Flamarion Viana Tavares

No caminho de Santa Rosa paramos em Jurutunu e Cauateua para confirmar nossas datas de atividades. Na Amazônia a comunicação a distância nem sempre funciona. Em Jurutunu entregamos 8 cestas básicas a Benedito, presidente e morador de uma casa de madeira e palha sobre palafitas. Extremamente pobre. Assegurou-nos que as daria a todas as famílias de Jurutunu, aldeia com cabanas imersas na floresta na margem direita do Paru. Voltaríamos no dia 10 de agosto para entrevistá-lo. Partimos novamente quebrando um pilão de madeira da palafita com o Gaia empurrado pelo vento e amassando a lancha. Mas Benedito falou gentilmente: tudo bem! Chegamos a Cauateua. Falei com o pastor evangélico Valdiclei (Cleodorvil), praticamente o chefe da aldeia e combinamos a projeção do filme quando voltaríamos em 9 de agosto. Somos presenteados com peixes: pacu, pirapitinga, aracu, traíra… Jorge, única pessoa com deficiência da comunidade de Cauateua, muito simpático, os limpa sobre uma rampa em direção ao rio. Deixamos Cauateua, aldeia especial que encanta a mim e ao Daniel, e fomos almoçar em Barreiras, a terra da famosa cantora Joelma Calipso. O piloto que deveria nos guiar à Cachoeira de Panãma, Zeca, ainda não tinha chegado de Almeirim com um barco de linha de sua propriedade. Falamos com o irmão de Joelma Calipso, a mulher símbolo do Paru, que nos cantou uma canção com uma voz maravilhosa. No caixa do seu armazém estava sentada Maria, uma senhora idosa e de poucas palavras, que é a mãe da Joelma. Dizem que era muito bonita. Chegou Zeca com seu barco de linha vindo de Almeirim. Merendamos bolinho di piracuí (farinha de peixe) e açaí preparados pela Lucineide. Partimos às 15h00 com Zeca e chegamos a Santa Rosa mais de duas horas depois.
Em Santa Rosa entrevistamos dona Maura, 82 anos, negra maravilhosa. Declamou poesias e nos cantou canções. Dançava muito bem. Zeca voltou de lancha a Barreiras para comprar três correias do motor que quebraram. Fizemos projeção de cinema Narradores de Javé para um pequeno grupo de pessoas, no barracão comunitário, seguido de conversa sobre o filme. Muito apreciado. Daniel dormiu no galpão comunitário, longe de todos. Chovia um pouco.

Moradores

Famílias

Portadores especiais

Idosos

Morador mais velho

Dona Maura, 82 anos (contadora de histórias)

Existem músicos?

Possui escola na comunidade

Sim, Alfredo Gantuxo. Pré ao 9º ano

Economia da comunidade

Apenas pesca artesanal e nenhuma iniciativa de artesanato, turismo ou produção de farinha.

Distância de municipio mais próximo